A Pesquisa

Este blog foi criado para auxiliar a realização de uma pesquisa relativa às competências dos estudantes de Comunicação Social de Salvador em ferramentas de inserção na cibercultura, sob um viés de gênero. Nele, serão postadas notícias que se relacionem minimamente com a temática, sugestão de bibliografia e resumos de textos sobre feminismos elaborados pelos realizadores da pesquisa, inserida num escopo maior de pesquisas realizadas dentro da disciplina COM 335 – Comunicação e Cultura, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA), durante o semestre letivo de 2011.2, sob orientação da Profa. Graciela Natansohn e da estagiária docente Mônica Paz.

– Tema: as competências dos estudantes de Comunicação Social de Salvador em ferramentas de inserção na cibercultura, sob um viés de gênero.

– Título: Tecnocomunicadores. Mulheres e inserção na cultura digital nos cursos de Comunicação em Salvador.

– Objetivo geral

Investigar o uso das ferramentas de inserção na cibercultura pelos estudantes dos cursos de Comunicação Social na Universidade Federal da Bahia a partir de um viés de gênero.

Objetivos específicos

  1. Mapear o uso das ferramentas de inserção na cibercultura dos estudantes de Comunicação Social da UFBA em função do gênero, tendo como noções tangenciais etnia e faixa etária etária;
  2.  Analisar, em função do gênero, a inserção dos estudantes dos cursos de Comunicação Social da UFBA no uso de softwares de redes sociais (nomeadamente Facebook, Twitter, Orkut, Badoo, Myspace, Youtube, Livejournal, Last.fm, Ning, Flickr, Linkedin, Buzzer e Google Plus);
  3. Analisar, em função do gênero, as competências dos estudantes dos cursos de Comunicação Social da UFBA no uso de sofwares de programação visual, webdesign, edição de audio e video etc.;
  4. Analisar, em função do gênero, a inserção dos estudantes dos cursos de Comunicação Social da UFBA na lógica de produção colaborativa a partir de um corte de gênero.

Amostra

Estudantes dos cursos de Comunicação Social da UFBA. Pretende-se conseguir um mínimo de 216 questionários respondidos (30% dos estudantes entre o primeiro e o terceiro ano de curso).

Universo de estudo

Estudantes dos cursos de Comunicação Social da UFBA.

Metodologia

Aplicação de questionário dividido em três eixos temáticos: 1) Uso de softwares sociais, 2) Uso de sofwares de edição, 3) Inserção na lógica colaborativa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: